OPUS
O Sistema Unificado do Processo de Obras (OPUS) é um Sistema de apoio à decisão que suporta as funcionalidades de planejamento, programação, acompanhamento, fiscalização, controle, gerência e execução de obras e serviços de Engenharia de todas as atividades dos macroprocessos analísticos do Sistema de Obras Militares (SOM), tanto no nível executivo quanto gerencial e estratégico.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Apesar de ser referência na Gestão de Obras Públicas no Governo Federal a DOM não dispunha de um Sistema Informatizado de Gestão que desse suporte para suas atividades. A ausência de um Sistema dificultava a comunicação com mais de 650 Organizações Militares espalhadas por todo território nacional. As Organizações Militares não tinham como obter de forma clara e precisa o andamento do Processo de Solicitação de Obras. O tempo gasto e a quantidade de ofícios, ligações, fax, e-mails e mensagens SIAFI recebidos diariamente para obter informações de obras eram gigantescos. Os questionamentos dos Gestores do DEC e da DOM eram respondidos com certo atraso, por vezes com imprecisão, comprometendo a eficácia das decisões tomadas.
A constante necessidade de atender a diretrizes governamentais e de uma Ferramenta de Gestão para o nível executivo, quanto gerencial e estratégico era imprescindível para atingir uma gestão pública moderna, eficaz, transparente e de resultado. Visando fazer frente a estes grandes desafios, a DOM idealizou o projeto OPUS com a finalidade de desenvolver um sistema corporativo de apoio à decisão para suporte a todos os processos de Obras Militares.
Objetivos do OPUS:
- Proporcionar transparência no uso de recursos públicos.
- Garantir informações oportunas para a tomada de decisão em diversos níveis.
- Agilizar a comunicação entre os diversos atores do processo de gestão de obras.
- Reduzir drasticamente o uso de papel nos processos internos.
- Promover agilidade na execução de processos até então burocráticos.
- Favorecer a estatística dos dados gerados no processo de gestão de uma obra pública, gerando conhecimento útil.
- Viabilizar o reaproveitamento de projetos de engenharia, evitando "reinventar a roda" gerando economia de recursos.
Atualmente todas as Organizações Militares do Exército que ocupam patrimônio acessam o OPUS. Os Planos Diretores das OMs são georreferenciados. As unidades podem interagir com um Plano Diretor digital contribuindo com sua atualização sem a necessidade de ferramentas externas ao Sistema. As necessidades de obras das OM estão em uma ficha digital e dinâmica, assim como as priorizações regionais, não sendo mais necessário obedecer a calendários rígidos com datas de fechamento para inclusão e envio de necessidades. O Planejamento Estratégico das Obras de Investimento está disponível para os diversos atores responsáveis pelo processo, permitindo uma maior agilidade na realização de ajustes, que são solicitados pelo Sistema. Visando a otimização do uso de recursos financeiros, a DOM vem disponibilizando Expectativas de Crédito para antecipar o processo licitatório de obras. Expectativa de Crédito é um instrumento no qual a DOM compromete-se com o atendimento de uma necessidade e a Unidade Gestora (UG) poderá – em termos de licitação - expedir atos convocatórios, receber e abrir as propostas, adjudicar o vencedor do certame, mas somente homologar (ato privativo do OD), contratar e empenhar a despesa quando houver a disponibilidade efetiva do crédito orçamentário, ou seja, a emissão de Nota de Movimentação de Crédito - NC.
Ao concluir o processo licitatório, a UG informa os dados da licitação por meio do OPUS. Devido essa melhoria do processo, nos últimos quatro anos a DOM tem recebido mais recursos que o previsto para manutenção, pois outros órgãos dentro do Exército que não tem condições de emprego imediato recorrem a DOM que tem uma lista de obras em condições de emprego imediato do crédito. Aprovação de Projetos de Básicos e Executivos sem a necessidade tramitação de papel. O usuário realiza o upload de todos os arquivos que constituem o projeto para uma nuvem particular controlada pelo Sistema. Em todas as fases importantes de processos, os usuários são notificados por e-mail de acordo com o perfil, de modo a realizarem alguma atividade oportuna. Projetos aprovados ficam disponíveis para download por todas as unidades que elaboram projetos, permitindo seu reaproveitando.